O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DE ALFREDO CHAVES, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, faz saber que o Poder Legislativo do Município de Alfredo Chaves aprovou e o Chefe do Poder Executivo, sanciona a seguinte Lei:
Art. 1º Ficam alterados os Demonstrativos I de Metas Anuais, o Demonstrativo III de Metas Fiscais Atuais Comparadas com as Fixadas nos Três Exercícios Anteriores, o Anexo I e o Anexo II da LDO para o exercício de 2013, conforme disposto.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Alfredo Chaves, (ES), 23 de novembro de 2012.
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Alfredo Chaves.
O Anexo de Metas e Prioridades para o exercício financeiro de 2013 passará a vigorar de acordo com o disposto na Lei Municipal que aprovou o Plano Plurianual de 2010-2013 e demais alterações, compatíveis com os objetivos e normas estabelecidas nesta lei, o qual passará a constar as seguintes prioridades:
2.001 |
Manutenção das Atividades da Câmara Municipal |
3.002 |
Reforma e Ampliação das Instalações da Câmara Municipal |
3.003 |
Aquisição de Veículos e Equipamentos para o Legislativo Municipal |
2.002 |
Manutenção das Atividades do Gabinete do Prefeito |
2.003 |
Manutenção das Atividades da Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento do Município |
2.004 |
Manutenção das Atividades da Controladoria Geral |
2.005 |
Manutenção das Atividades da Ouvidoria Municipal |
2.006 |
Manutenção das Atividades da Procuradoria Geral do Município |
2.007 |
Manutenção das Atividades da Secretaria Municipal de Administração |
2.008 |
Contribuição do PASEP |
2.009 |
Capacitação e Treinamento de Servidores |
2.010 |
Assessoria e Consultoria para Elaboração e Implantação de Programas e Projetos. |
2.011 |
Reforma Administrativa e Reestruturação do Plano de Cargos e Salários e Concurso Público. |
2.012 |
Reserva de Contingência. |
2.013 |
Manutenção das atividades da Secretaria Municipal de Finanças |
2.014 |
Modernização dos Serviços de Arrecadação Fiscal e Tributária |
2.015 |
Amortização e Encargos da Dívida. |
2.016 |
Manutenção das Atividades da Secretaria de Agricultura |
2.017 |
Reforma/Ampliação do Parque de Exposições |
2.018 |
Reestruturação da Feira do Produtor |
2.020 |
Apoio ao Programa de Agricultura Familiar |
2.021 |
Assistência Técnica ao Produtor Rural e Controle Zootécnico |
2.022 |
Apoio a Realização de Festas e Exposições de Produtos Agropecuários |
2.023 |
Apoio a Sindicatos, Cooperativas e Associações voltadas para o Desenvolvimento Rural |
2.024 |
Manutenção de Veículos, Máquinas e Equipamentos |
2.025 |
Elaborar, Implantar e Manter a Política Agrícola Municipal |
2.026 |
Apoio a Regularização Fundiária |
2.027 |
Manutenção das Atividades da Secretaria de Obras |
2.028 |
Manutenção e Melhoria das Redes de Água e Saneamento Básico |
2.029 |
Manutenção do Cemitério |
2.030 |
Manutenção do Serviço de Iluminação Pública |
2.031 |
Manutenção dos Veículos, Máquinas e Equipamentos |
2.032 |
Manutenção dos Prédios Públicos |
2.033 |
Manutenção e Conservação de Vias Urbanas |
2.036 |
Manutenção das Atividades da Secretaria de Esporte e Lazer. |
2.037 |
Manutenção dos Espaços de Esporte e Lazer |
2.038 |
Promoção, Apoio e Manutenção das Atividades Esportivas e de Lazer |
2.039 |
Realização e Participação em Eventos Poliesportivos |
2.040 |
Apoiar as Diversas Modalidades Esportivas |
2.041 |
Apoiar a Diversificação Agrícola |
2.042 |
Reestruturar e Manter a Patrulha Agrícola Mecanizada |
2.043 |
Elaborar, Implantar e Manter o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável |
2.044 |
Criar e Implantar a Política Municipal de Recursos Hídricos |
2.045 |
Apoiar o Agroturismo |
2.046 |
Manutenção das Atividades da Secretaria de Educação |
2.047 |
Manutenção dos Conselhos Municipais |
2.048 |
Apoiar o Ensino Superior |
2.049 |
Apoio a Merenda Escolar - Educação Infantil |
2.050 |
Reestruturação do Plano de Cargos e Salário, e Realização de Concurso Público |
2.051 |
Aquisição de Material Didático, Pedagógico e Outros Ed. Infantil |
2.052 |
Manutenção das Atividades da Educação de Jovens e Adultos |
2.053 |
Ampliação e Manutenção do Transporte Escolar da Rede Municipal |
2.054 |
Aquisição de Material Pedagógico para o Ensino Fundamental |
2.055 |
Aquisição de Material Pedagógico para Educação Infantil |
2.056 |
Apoio a Escola do MEPES |
2.057 |
Manutenção do Ensino Fundamental - FUNDEB 40% |
2.058 |
Manutenção e Regência do Ensino Fundamental - FUNDEB 60% |
2.059 |
Manutenção do Transporte Escolar |
2.061 |
Formação e Treinamento de Professores do Ensino Fundamental |
2.062 |
Manutenção da Frota da Educação |
2.063 |
Administração da Dívida e Demais Obrigações da Educação |
2.064 |
Manutenção da Educação Infantil - FUNDEB 40% |
2.065 |
Manutenção e Regência da Educação Infantil - 60% |
2.066 |
Formação e Treinamento dos Professores da Educação Infantil |
2.067 |
Manutenção das Atividades da Educação Especial Inclusiva |
2.068 |
Manutenção do Transporte Escolar - CONVÊNIO ESTADUAL |
2.069 |
Manutenção das Atividades da Educação |
2.070 |
Plano de Ações Articuladas |
2.071 |
Manutenção da Merenda Escolar |
2.072 |
Manutenção do Programa Dinheiro Direto na Escola |
2.073 |
Garantir o Acesso da População ao Ensino Superior |
2.074 |
Manutenção do Transporte Escolar - PNATE |
2.075 |
Programa de Educação de Jovens e Adultos |
2.076 |
Manutenção das Atividades da SEMASC |
2.077 |
Manutenção das Atividades dos Conselhos |
2.078 |
Manutenção da Frota da SEMASC |
2.079 |
Treinamento e Capacitação dos Profissionais da SEMASC |
2.080 |
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF/ CRAS) |
2.081 |
Manutenção do PROCON |
2.082 |
Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências |
2.083 |
Programa / Projeto de Inclusão Digital |
2.084 |
Manter a Assistência Jurídica Pública Municipal |
2.085 |
Ofertar Cursos de Qualificação Profissional |
2.086 |
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (0 à 17 anos / Idosos) |
2.087 |
Manutenção das atividades do Programa Bolsa Família - IGD |
2.088 |
Manutenção das Atividades do PAIF |
2.089 |
Concessão de Benefícios Assistenciais e Eventuais |
2.090 |
Concessão Auxílio-Funeral |
2.091 |
Manutenção do Pro - Jovem |
2.092 |
Manutenção das Atividades do Fundo |
2.093 |
Manutenção das Atividades Relativas aos Benefícios Assistenciais de Leis Municipais |
2.094 |
Manutenção do Programa IGD |
2.095 |
Manutenção do Apoio a Agricultura Familiar |
2.096 |
Programa / Projeto de Capacitação e Inclusão Produtiva |
2.097 |
Participação em Consórcios da Assistência Social |
2.098 |
Apoio Financeiro a Entidades Assistenciais |
2.099 |
Implantar e Manter o Programa de Apoio a Mulher |
2.100 |
Manutenção das Atividades do FIA |
2.101 |
Manutenção do Conselho Tutelar |
2.102 |
Implantação e Manutenção de Ações Socioeducativas para Crianças e Adolescentes |
2.103 |
Manutenção das atividades do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente |
2.104 |
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (PETI) |
2.105 |
Manutenção e Estruturação dos Programas de Atenção Especial à Criança e Adolescente. |
2.106 |
Reestruturação do Plano de Cargos e Salários e Concurso Público |
2.107 |
Manutenção das Atividades da SEMUS |
2.108 |
Assessoria e Consultoria para Elaboração de Programas e Projetos |
2.109 |
Treinamento e Capacitação de Profissionais da Saúde |
2.110 |
Manutenção do Conselho Municipal de Saúde |
2.111 |
Implantação, Manutenção e Promoção das Ações dos Programas em Saúde |
2.112 |
Combate as Carências Nutricionais |
2.113 |
Manutenção das Unidades Básicas de Saúde |
2.114 |
Manutenção das Atividades do Laboratório de análises clínicas |
2.115 |
Apoio as entidades filantrópicas e sem fins lucrativos |
2.116 |
Participação no Consórcio CIM Expandida Sul |
2.117 |
Ampliação e Manutenção do Programa Estratégico da Saúde da Família |
2.118 |
Manutenção das Atividades do PACS |
2.119 |
Manutenção das Atividades do PAB |
2.120 |
Ampliação e Manutenção das Atividades do Programa Saúde Bucal |
2.121 |
Manutenção e Estruturação do Pronto Atendimento - 24 horas |
2.122 |
Manutenção das Atividades da Policlínica |
2.123 |
Manutenção das Atividades do Programa de Saúde Mental |
2.124 |
Manutenção e Implementação de Vigilância Ambiental |
2.125 |
Manutenção e Implementação das ações de Vigilância Epidemiológicas |
2.126 |
Manutenção das atividades de Vigilância Sanitária |
2.127 |
Manutenção das ações da Assistência Farmacêutica |
2.128 |
Implantação e manutenção da rede regional de transporte em saúde |
2.129 |
Implantação e Manutenção dos Serviços Médicos Hospitalares Regionais |
2.130 |
Manutenção das Atividades da SEMASU |
2.131 |
Manutenção dos Serviços de Limpeza Pública |
2.132 |
Destinação Final dos Resíduos Sólidos |
2.133 |
Manutenção de Praças, Parques e Jardins |
2.134 |
Participação no Consórcio CONLISUL |
2.135 |
Implantação e Manutenção de Unidade de Conservação e Preservação Ambiental |
2.136 |
Manutenção e Reestruturação da Frota |
2.137 |
Implantação e Manutenção das Atividades de Licenciamento e Controle Ambiental |
2.138 |
Recuperação e Reflorestamento de Nascentes e Áreas Degradadas |
2.139 |
Implantação e Manutenção de Arborização e Paisagismo da Cidade |
2.140 |
Implantação e Manutenção do Programa de Reciclagem do Lixo |
2.141 |
Manutenção das Atividades de Educação e Orientação Ambiental |
2.142 |
Manutenção das Atividades da SEMTUR |
2.143 |
Manutenção das Atividades Turísticas e Culturais nas Ruas, Praças e áreas de Lazer |
2.144 |
Manutenção das Atividades da Rota da Costa e da Imigração |
2.145 |
Promoção e Apoio a Festas e Eventos Turísticos e Culturais |
2.146 |
Apoio ao Desenvolvimento do Turismo e da Cultura Local e Regional |
2.147 |
Apoio ao Agroturismo |
2.148 |
Manutenção das Atividades do Fundo Municipal de Turismo e Cultura |
2.149 |
Implantação e manutenção das atividades da Biblioteca e Arquivo Público |
2.150 |
Resgate e Apoio a Grupos Folclóricos, Culturais e Musicais |
2.151 |
Tombamento e Restauração de Prédios e Monumentos Históricos |
2.152 |
Apoio e Incentivo ao Artesanato Local |
2.153 |
Manutenção das Atividades da SEMCOM |
2.154 |
Divulgação e Publicidade dos Atos da Administração |
2.155 |
Manutenção dos Serviços Administrativos do SAAE |
2.156 |
Contribuição ao PASEP |
2.157 |
Operação e Manutenção das Redes de Água e Saneamento Básico |
2.158 |
Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio p/ Pessoas c/ Deficiência e Idosa (BPC) |
2.159 |
Implantação e Manutenção da Pactuação Programada Integrada |
2.160 |
Pagamento de Pessoal Inativo |
2.161 |
Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora |
2.162 |
Serviço de Acolhimento Institucional |
2.163 |
Serviço de Proteção Especial p/ Pessoas c/ Deficiência, Idosa e suas Famílias |
2.164 |
Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias Indivíduos (PAEFI / CREAS) |
2.165 |
Serviço Especializado em Abordagem Social (População de Rua) |
2.166 |
Serviço de Proteção Social à Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas (LA/PSC) |
2.167 |
Fundo de Combate a Pobreza e Desigualdade Social - FUNCOP |
2.168 |
Coordenação de Assuntos Tributários de Interesse Municipal - CATRIM |
2.169 |
Manutenção das Atividades do Projeto Campo Bom de Bola |
2.170 |
Implantação e Manutenção do CREAS |
2.171 |
Manutenção das Atividades da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento |
2.172 |
Implantação e Execução do Projeto de Viabilidade Técnica e Econômica |
2.173 |
Plano Diretor Municipal |
2.174 |
Manutenção das Atividades de Elaboração de Projetos |
2.175 |
Implantação e Manutenção do SAMU |
2.176 |
Implantação dos Serviços de Radiodiagnósticos |
2.177 |
Implantação de Sistema de Informação na Saúde |
2.178 |
Elaboração e Implantação do Plano Municipal de Saneamento |
2.179 |
Manutenção e Restauração do Patrimônio Histórico |
2.180 |
Manutenção do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (COMDERS) |
2.181 |
Apoio à Rádio Comunitária de Alfredo Chaves |
2.182 |
Convênio com o Clube do Cavalo de Alfredo Chaves para Equinoterapia |
2.183 |
Manutenção das Atividades do Consórcio Público p/o Desenvolvimento Sustentável da Região Sul do ES-CONDESUL |
2.184 |
Apoio ao Ensino Superior |
2.185 |
Repasse de Apoio na conclusão da Construção da Sede da Associação Pestalozzi de Alfredo Chaves |
2.186 |
Repasse para Apoio na Construção da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alfredo Chaves |
2.187 |
Manutenção das Atividades da Defesa Civil |
2.188 |
Manutenção das Atividades do Conselho de Segurança Pública |
2.189 |
Defesa Civil - TAC |
2.190 |
Formação e Treinamento dos Professores da Educação Básica |
2.191 |
Manutenção do Conselho de Habitação de Interesse Social |
3.001 |
Pagamento de Precatórios |
3.003 |
Aquisição de Veículos e Equipamentos para o Legislativo Municipal |
3.004 |
Manutenção do Viveiro Municipal |
3.005 |
Expansão da rede de eletrificação Rural |
3.006 |
Expansão da Telefonia fixa, móvel e rede de Internet |
3.007 |
Aquisição de Veículos, Máquinas e Equipamentos da SEMO |
3.008 |
Construção Muro de Arrimo |
3.009 |
Construção, Abertura e Conservação de Estradas, Pontes e Outras Obras |
3.010 |
Construção, Pavimentação, Melhorias de Vias Urbanas |
3.011 |
Construção, Ampliação e Reforma de Prédios Públicos |
3.012 |
Construção e Ampliação das Redes de Água, Saneamento Básico e Estação de Tratamento |
3.013 |
Instalação, Manutenção e Melhoria dos Repetidores de Sinais de TV e Rádio |
3.014 |
Construção e Revitalização de Praças, Parques e Jardins |
3.015 |
Construção de Cemitério Público |
3.016 |
Expansão e Melhoria da Rede de Iluminação Pública |
3.017 |
Estruturação da Área Revertida ao Município |
3.018 |
Construção e Implantação de Espaços de Esporte e Lazer |
3.019 |
Aquisição de Material Esportivo |
3.020 |
Ampliar e Manter a sinalização Vertical e Horizontal |
3.021 |
Construir e Manter Galerias Pluviais |
3.022 |
Construir Escadarias nas Localidades Urbanas de Relevo Acidentado |
3.023 |
Construir Fossas Sépticas |
3.024 |
Construir, Ampliar e Reformar Espaços na Agropecuária |
3.025 |
Implantar o Projeto de Moradia Rural |
3.026 |
Aquisição de Imóveis da SEMA |
3.027 |
Aquisição de Imóveis da Secretaria Esporte e Lazer |
3.028 |
Aquisição de Imóveis da Secretaria de Agricultura |
3.029 |
Aquisição de Imóveis da SEMO |
3.030 |
Aquisição de Imóveis da SEMEL |
3.031 |
Aquisição de Imóveis da SEMUS |
3.032 |
Aquisição de Imóveis da SEMASC |
3.033 |
Expansão e Melhoria da Rede Física do Ensino Fundamental |
3.034 |
Implantação e Manutenção do Laboratório de Informática |
3.035 |
Construção, Ampliação e Reforma de Quadras Poliesportivas. |
3.036 |
Aquisição de veículos, Equipamentos e Móveis para Educação |
3.037 |
Expansão e Melhoria na Rede Física de Ensino Fundamental |
3.038 |
Expansão e Melhoria da Rede Física da Educação Infantil |
3.039 |
Expansão e Melhoria da Rede Física de Ensino Fundamental |
3.040 |
Expansão e Melhoria da Rede Física da Educação Infantil. |
3.041 |
Estruturação, Reforma e Ampliação de Espaços Físicos |
3.042 |
Aquisição de Veículos, Equipamentos e Móveis para a SEMASC |
3.044 |
Construção, Ampliação e Reforma de Habitação de Interesse Social |
3.045 |
Expansão dos Telecentros |
3.046 |
Implantar e Manter Casa de Passagem |
3.047 |
Aquisição de Veículos, Equipamentos e Móveis para Saúde |
3.048 |
Construção, Reforma e Ampliação e Equipamento p/ Serviços Básicos de Saúde |
3.049 |
Aquisição de Equipamentos e Material Permanente p/ Média e Alta Complexidade |
3.050 |
Construção e Implantação da Farmácia Cidadã |
3.053 |
Construção da Rua de Lazer |
3.054 |
Construção, Implantação e Restauração dos Atrativos Turísticos e Culturais do Município |
3.055 |
Restauração de Estação Ferroviária |
3.056 |
Construção, Implantação e Restauração da Casa da Cultura |
3.057 |
Construção e Ampliação de Redes de Águas Pluviais |
3.058 |
Construção e Ampliação de Redes de Água Tratada |
3.059 |
Construção e Ampliação de Reservatórios Elevados e Estação de Tratamento de Água |
3.060 |
Construção e Ampliação de Rede de Esgoto Sanitário e Estação de Tratamento de Esgoto |
3.061 |
Modernização do SAAE |
3.062 |
Aquisição de veículos, máquinas e equipamentos |
3.063 |
Implantação e Manutenção das Unidades Demonstrativas de Produtos Agrícolas |
3.064 |
Construção, Ampliação e Adequação de Espaços Físicos da Educação Especial |
3.065 |
Construção e Implantação do Teatro Municipal |
3.066 |
Construção de Ginásio Poliesportivo em Nova Mântua |
3.067 |
Calçamento da Localidade de Carolina |
3.068 |
Construção de Praça no Bairro Cachoeirinha - Cidade Sede |
3.069 |
Construção de Muro de Arrimo no Bairro Macrina - Cidade Sede |
3.070 |
Construção quadra Poliesportiva |
3.071 |
Construção de Campo de Futebol |
3.072 |
Construção de Pavimentação de Ruas e acessos Públicos |
3.074 |
Repasse para Apoio na Construção da Sede da Associação de Produtores Rurais |
3.076 |
Reforma de Quadras Poliesportivas |
3.077 |
Construção de Praças, Parques e Jardins |
Tendo como finalidade subsidiar tecnicamente as projeções que constam do Anexo de metas fiscais, expomos a base metodológica, bem como o memorial de cálculo utilizado na composição dos valores informados.
A projeção da receita para o exercício financeiro de 2013, levou em consideração a construção de cenários econômicos que procuram se aproximar o máximo possível da realidade.
As metas para o triênio 2013-2015 foram projetadas com base nos parâmetros estabelecidos pelo Governo Federal para o PIB, e no comportamento evolutivo da receita dos últimos anos, procurando evidenciar a perspectiva de um crescimento nominal das receitas e despesas, conforme demonstrativo em anexo. Assim, o crescimento real esperado fundamenta-se, exclusivamente, na observação do comportamento histórico dos índices esperados.
Tendo em vista a dificuldade de aumento efetivo da arrecadação no curto e médio prazo, dada a característica do município de ter como principais fontes de receitas as provenientes de transferências, as medidas de contenção e otimização de gastos públicos se fazem necessárias e tem sido alvo de constante acompanhamento visando à geração de superávit nos próximos exercícios.
No que se refere ao resultado nominal, este indicador tem como objetivo medir a variação do endividamento público através da diferença do estoque líquido da dívida no final de cada exercício, e no caso específico do triênio 2013-2015, a variação será negativa para os últimos anos do triênio, indicando com isso, que houve uma redução da dívida do município.
Em relação ao resultado primário, sua apuração é obtida pela diferença entre receitas e despesas não financeiras de um mesmo exercício. O resultado do triênio 2013-2015 aponta um equilíbrio entre a variação dos exercícios, evidenciando com isso, a tendência do Município a manter o equilíbrio entre as receitas e despesas não financeiras.
Em relação às projeções das despesas do município, foi considerado o comportamento previsto da receita para os exercícios correspondentes, objetivando manter, ou ainda, ampliar a capacidade própria de investimentos, não comprometendo o equilíbrio das finanças públicas.
É evidente que, para o alcance do equilíbrio fiscal, não seria suficiente apenas promover o incremento da receita, mas também a implementação de ações que visem o racionamento dos gastos públicos. Neste sentido, o Município vem buscando continuamente aprimorar o contingenciamento de gastos adequando-as às receitas, visando com isso, o equilíbrio das contas públicas.
As medidas pretendidas a serem adotadas para proporcionar um crescimento da receita, algumas já estão em curso e outras deverão ser adotadas, dentre as quais destacamos:
- Atualização do Cadastro Imobiliário, visando alcançar imóveis não cadastrados ou que apresentem situação diversa da constante nos registros municipais;
- Políticas de incentivo à instalação de empresas que realizem negócios compatíveis com a política de desenvolvimento do município;
- Implantação do Programa de modernização Tributária;
- Cobrança da Dívida Ativa;
- Atualização da Legislação Tributária Municipal.
A Lei de Responsabilidade Fiscal, de maio de 2000, determinou que os diversos entes da Federação assumissem o compromisso com a implementação de uma gestão fiscal eficiente e eficaz. Esse compromisso inicia-se com a elaboração da LDO, quando são definidas as metas fiscais, a previsão e os gastos com as receitas esperadas e a identificação dos principais riscos sobre as contas públicas, tendo continuidade com a revisão desses parâmetros na elaboração do projeto de lei orçamentária e o monitoramento durante sua execução, de modo a garantir que os riscos fiscais não afetem o alcance do objetivo maior: o processo de gestão fiscal e social responsável.
Os principais riscos são de natureza fiscal, abrangendo dois tipos: orçamentário e de dívida.
Os riscos orçamentários são aqueles que dizem respeito à possibilidade das receitas e despesas previstas não se confirmarem, isto é, que durante a execução orçamentária ocorram alterações entre recitas e despesas orçadas. No caso da receita, por exemplo, cita-se a frustração na arrecadação de determinado imposto, em decorrência de fatos novos e imprevisíveis à época da programação orçamentária, principalmente, e as mudanças relativas à aceleração ou desaceleração da economia.
Por sua vez, as despesas realizadas pelo Governo podem apresentar disparidades em relação às projeções utilizadas para elaboração do orçamento, que podem variar tanto em função do nível da atividade econômica, quanto a fatores ligados às novas obrigações constitucionais legais, por exemplo. Ainda assim, é possível equilibrar receitas e despesas da área, uma vez que a determinação e a aplicação de recursos terão aumentos percentuais gradativos ao longo de quatro anos, conforme prevê o projeto em votação; também, haverá maior repasse de recursos pelo Governo Federal ao Município, conforme o número de alunos, no qual se incluirão os alunos da educação infantil e do ensino médio.
Outra despesa importante é o gato com pessoal e encargos, que basicamente são determinados por decisões associadas a planos de carreira e aumentos salariais. Com o aumento anual previsto para o salário-mínimo, o Município terá que rever o Plano de Cargos e Salários, pois alguns níveis salariais irão se equiparar ou terão verbas remuneratórias muito próximas.
Além desse acréscimo, a despesa de pessoal também se elevará pela revisão e redefinição dos valores salariais dos cargos públicos. Havendo possibilidade do Poder Executivo realizar concurso público visando suprir as necessidades da administração para melhoria dos serviços prestados, esta previsão não poderá afetar as contas, já que às despesas decorrentes dos mesmos estão enquadradas na receita prevista.
Os riscos de dívida são oriundos de dois tipos diferentes de eventos. O primeiro, diz respeito à administração da dívida pública, ou seja, riscos decorrentes da variação das taxas de juros vincendos. Já o segundo tipo se refere aos passivos contingentes, isto é, dívidas cuja existência depende de fatores imprevisíveis, tais como os resultados de julgamento de processos judiciais que envolvam o município.
É de salientar que as regras para os pagamentos resultantes de demandas judiciais estão sujeitas ao regime de precatórios, nos termos da Constituição Federal. Também podem ocorrer riscos semelhantes em outros processos, que venham a surgir no decorrer do exercício atual e do triênio 2013-2015, caso das ações judiciais movidas por fornecedores, de que trata o "demonstrativo de riscos fiscais", em anexo. Essas ações judiciais representam risco para o Município, no sentido de que os fornecedores poderão mover processos judiciais, na tentativa de receberem suas dívidas geradas, liquidadas e não pagas em exercícios anteriores, as quais, em sua maioria, não mais estejam inscritas em dívidas, dadas suas prescrições de prazo para pagamento. E esses riscos, caso ocorram, serão suportados pela Reserva de Contingência.
Em síntese, os riscos decorrentes dos passivos contingentes têm a característica de imprevisibilidade quanto à sua concretização, por haver sempre a possibilidade de o Município recorrer a todas as instâncias judiciais para defender e comprovar a legalidade da ação pública, o que pode resultar na não-ocorrência do impacto fiscal. E, mesmo na ocorrência de decisão desfavorável ao Município, o impacto fiscal dependerá da forma de pagamento que for efetuada, devendo sempre ser liquidada dentro da realidade orçamentária e financeira do Município.
Nesse contexto, os riscos de dívida são especialmente relevantes, pois restringem a capacidade de realização de investimento do Município e, consequentemente, a expansão e aperfeiçoamento da ação governamental.
Para permitir o gerenciamento dos resultados do comportamento dessas variáveis sobre as projeções orçamentárias, a Lei de Responsabilidade Fiscal, no art. 9º, estabeleceu a avaliação bimestral das receitas, de forma a compatibilizar a execução orçamentária e financeira, com vistas a minorar o impacto restritivo ao cumprimento das metas fiscais fixadas na LDO, assegurando a tendência prevista e potencializando os efeitos positivos. A avaliação bimestral, juntamente com a avaliação do cumprimento das metas fiscais, efetuadas a cada semestre (opção dada pelo artigo 63 da LRF), permite que eventuais diferenças, tanto da receita quanto da despesa, sejam administradas ao longo do ano, de forma que, os riscos que se materializam, sejam compensados com a realocação ou redução de despesas.